segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como fazer uma Tilda!

              Quero deixar pra vocês, como foi o processo de nascimento da Zica. Lembra que me inspirei na Tilda da Rê,Aqui.
Toda linda com seu Cupcake. Acreditem, fiz com uma tampinha de adoçante e no próximo post eu mostro como fiz, ele e o cabelinho dela.
Escolhemos os tecidos, era o que tinha em casa guardado.
Este foi o molde usado.
Moldes copiados num papel simples.
Gente eu deveria começar aprender a fazer essas bonecas com um modelo mais simples, aqueles sem emenda de tecidos, mas fui iniciar o aprendizado logo com o mais complicado.
Depois de fazer o risco com um lápis ( se você tem aquela caneta maravilhosa que depois se apaga, melhor ainda)...
... famos para a máquina de costura. Muita calma nesta hora, essas curvinhas! Ufa!
Estamos indo bem. Gente, lembrem-se, estou aprendendo.
Depois de costurar, virar, é hora de passar um ferro quente.
Agora vamos deixar ela de lado um pouquinho e começar a roupinha. É só o avental e a sainha.  O avental foi assim, um pequeno retângulo de 0,17 x 0,11. Já a sainha é mais simples, um retângulo de 0,65 x 0,23.
a parte do peitinho risquei o c coração,  aqui dá para ver como cortei o peitinho do avental. Corte duas vezes, a outra parte pode ser em outro tecido. Coloque as duas partes de direito com direito, costure e depois vire, passe o ferro quente.
                                    
Fiz assim, depois de cortar a roupinha, coloquei nela ainda sem enchimento para poder ter uma ideia de como ficaria, afinal eu estava criando o modelo da roupa. O único molde pronto era só o da boneca que tirei da net.
Enchemos com o plumante. Dica da net, devemos colocar o plumante de pouquinho a pouquinho, se não vai ficar igual a minha cheia de celulites. Eu ainda não sabia, kkk.
Achei melhor fazer assim, não sei bem como é no livro da Tilda.
Com a ajuda do alfinete prendemos o bracinho para costurar.
É mais ou menos assim o ponto invisível, costurá-se e depois puxa.
Parte de traz do bracinho dela.
Cuidado na hora de puxar, se for muito pode franzir, assim como a minha costura franzil, aqui é assim, mostramos até quando dá errado.
Viu, se tivesse puxado pouco não teria ficado assim, franzidinho.
Toda fofinha, esperando o acabamento.
Para o cós da saia corte uma tira de 0,15 x 0,03.
Detalhe do cós.
Para cós do avental, corte uma tira com 0,03 x 0,40.
Vamos vestir a boneca! Costure a saia à mão mesmo.

Avental pronto!
A frente bem de pertinho.
E como ficou a parte de traz do avental
              Frase do dia:  A misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos!                    

15 comentários:

Sandra somente Sandra disse...

Ola querida,gostei muito do seu cantinho e como vc é caprichosa e muito talentosa..Estou amando seu cantinho..abraços

Simone Carvalho disse...

Boa tarde amiga!!Achei muito bacana o seu pap,acho que é o melhor que já vi por aí.Ainda não fiz nenhuma, mas estou quase me animando.Eu gostaria de fazer uma Tilda professora. O que vc me aconselha? Já me disseram para colocar óculos,livros,mas onde eu vou
arrumar isso?
A sua ficou linda demais, vou voltar pra pegar o pap direitinho.
Obrigada!
Bjs
Simone

Elaine disse...

Oi Rosi, ficaram lindas suas tildas, mas quanta paciência tem que ter né?
Lembro quando minha vó fazia umas bonecas de pano, parabéns pela arte!
Bjos e uma abençoada semana!

Raquel Santos disse...

Oi Rose querida.Muito bom o seu PAP.Obrigada por compartilhar de maneira tão carinhosa, com todos os detalhes,pois sei como é trabalhoso um PAP ainda mais com esse tipo de trabalho.Ficou linda!Já salvei no meu computador o molde e um dia com certeza farei.Bjs

rose japan disse...

Ola Rosiii!!!! Bom dia!!!! 00:48 da madrugada ai o vc...nosssa acordei cedo caminhei, ja arrumei a casa e esquentei almoco o filho e a chuva as 10 da manha caindo por aqui agora bate aquele soninho sabe de quem acorda a 5:50 da manha e vim deitar um bicadinho,,,,

Rosi adorei seu pap...vc acredita q ainda n terminei de pintar a prateleira me diga como vc conseguiu fazer isso na sua casa tda affff achei q da um trabalhao e a minha tilda ta aqui ainda parada...

Olha so!!! Como nascem as ideias entao o cupcake vc fez de tampinha de adocante, e ficou linda se vc n tivesse falado ninguem iria imginar...amei a roupinha.e o avental de cupcake ...

Bjinhos rose jp

MEIREANDAK disse...

oi minha querida ,que linda esta boneguinha cozinheira ,e este pap tudo tão explicadinho,mas confesso que têm que ter muita paciência pois as peças são tão pequenas rsrsrs.
minha querida vim agradescer a força as orações eas palavras tão carinhosas ,muito obrigado ,estou melhorando a cada dia ,firme e forte com ajuda de Deus eo carinho e oraçoes de todos amigos e familiares o caminho é longo mas eu alcanço pois o o PAI está comigo para me guiar em cada pedacinho .Rose muito obrigado do fundo do meu coração ,que Deus abençõe você e seu lar bjss

casa de fifia disse...

BOM DIA ROSI
ADOREI ESSA PASSO A PASSO DA TILDA,ACHO QUE ATè VOU ME ATREVER RSRS
QUERIDA POSSO COMPARTILHAR NO MEU BLOG ESSE SEU PASSO A PASSO ??

BACIONE

Susi karin disse...

Rosiiiii ameii ameiii ameiiii está linda, eu queroooo muitooooo!
naõ entendi muito bem como costura o braço vc tem algum vídeo?
bjoooooo

AnaCristina disse...

ficou muito linda sua boneca!

Patricia disse...

NOSSA AMEI O PAP E VOU FAZER DEPOIS TE CONTO COMO FICOU

♥Entre, a casa é minha! disse...

Menina, com esse pap assim tão bem explicadinho parece fácil e dá até vontade de fazer... ficou linda!!!Adorei a estampa de cupcake.Parabéns

Kátia Lima disse...

Rosi parabéns...Seu pap é lindo e sua tilda tb. amei seu blog, bjs, Kátia.

Casa da Rê etc e tal disse...

Flor, seu pap tá show de bola, dei uma olhada lá no mosaico e seu post me chamou muita atenção. Muito legal quem tem o dom e paciência de fazer paps e ensinar aos outros
bjs e ela ficou linda!
Renata

Anônimo disse...

Olá, tb estou aprendendo a fazer por conta a boneca Tilda, suas fotos explicações estão me ajudando, obrigada...bjs.
Elei

Selma Artesanatos disse...

Querida! Amei sua Boneca Tilda ela e uma fofura, gostei muito de seu passo-passo!!! Eu tbém faço, depois dê uma passadinha no meu blog,la eu tenho uma que fiz para amiga Andreia.Achei o maximo é ela usar como porta toalha no banheiro.
Beijos.